Corpo - Alma - Espírito
Na hora da morte, assim defende uma linha de pensamento, decompôe-se o corpo, mas permanece a alma imortal. Corpo e Alma são duas pessoas distintas, separadas no ser humano. A alma - invisível, imortal - moral no corpo - a parte visível, mortal. O corpo é como uma gaiola em que está preso um passarinho. Na hora da morte, a alma imortal se liberta da prisão e volta para as suas origens. Segundo outro modo de pensar, ela continua vagando pelo mundo - ''almas penadas'' - a espera de uma nova encarnação, até conseguir se purificar das contaminações do corpo e alcançar a eternidade.
Qual a concepção que a Bíblia nos apresenta em relação a essa tríade? Para a Bíblia, corpo e alma não são partes distintas que habitam uma na outra, mas são maneiras de descrever o ser humano todo; Corpo é o ser humano que faz algo consigo mesmo ou sofre uma ação. Corpo é o próprio ''eu'' (I Coríntios 7:4; 9:27; 13:3) que pode dominar-se a si próprio ou ser dominado por alguém outro. Portanto, nós não temos corpo, mas somos o corpo.
Da mesma forma, nós não temos alma, nós somos alma. Alma é a força da vida ou a própria vida (Salmos 6:4; 23:3; Mateus 6:25; 10:28; Romanos 11:3; II Coríntios 1:23). A alma é este mesmo eu que tenho força de vontade, que procura algo.
Portando, alma não é uma partezinha imortal no ser humano, mas, na hora da morte, morre a pessoa toda. Porém, essa não é a última palavra. Assim como Deus criou o ser humano do nada, ele cria nova vida na ressurreição. Como se pode ver, ambas as concepções defendem vida depois da morte. A diferença é que uma parte do pressuposto de algo imortal, não afetado pelo pecado em nós. A outra reconhece a radicalidade do pecado e anuncia a nova vida a partir do agir salvador de Deus.
Fonte: www.internautascristaos.com
Na hora da morte, assim defende uma linha de pensamento, decompôe-se o corpo, mas permanece a alma imortal. Corpo e Alma são duas pessoas distintas, separadas no ser humano. A alma - invisível, imortal - moral no corpo - a parte visível, mortal. O corpo é como uma gaiola em que está preso um passarinho. Na hora da morte, a alma imortal se liberta da prisão e volta para as suas origens. Segundo outro modo de pensar, ela continua vagando pelo mundo - ''almas penadas'' - a espera de uma nova encarnação, até conseguir se purificar das contaminações do corpo e alcançar a eternidade.
Qual a concepção que a Bíblia nos apresenta em relação a essa tríade? Para a Bíblia, corpo e alma não são partes distintas que habitam uma na outra, mas são maneiras de descrever o ser humano todo; Corpo é o ser humano que faz algo consigo mesmo ou sofre uma ação. Corpo é o próprio ''eu'' (I Coríntios 7:4; 9:27; 13:3) que pode dominar-se a si próprio ou ser dominado por alguém outro. Portanto, nós não temos corpo, mas somos o corpo.
Da mesma forma, nós não temos alma, nós somos alma. Alma é a força da vida ou a própria vida (Salmos 6:4; 23:3; Mateus 6:25; 10:28; Romanos 11:3; II Coríntios 1:23). A alma é este mesmo eu que tenho força de vontade, que procura algo.
Portando, alma não é uma partezinha imortal no ser humano, mas, na hora da morte, morre a pessoa toda. Porém, essa não é a última palavra. Assim como Deus criou o ser humano do nada, ele cria nova vida na ressurreição. Como se pode ver, ambas as concepções defendem vida depois da morte. A diferença é que uma parte do pressuposto de algo imortal, não afetado pelo pecado em nós. A outra reconhece a radicalidade do pecado e anuncia a nova vida a partir do agir salvador de Deus.
Fonte: www.internautascristaos.com