sexta-feira, 25 de abril de 2014

Levantemo-nos pela verdade, não importando o preço. O CASO DE JOSÉ DO EGITO

Alguns modernistas para defender o uso de jóias utilizam-se de Gênesis 41:42 que diz ''E tirou Faraó o anel de sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de linho fino, e pôs um colar de ouro no pescoço''.
Tanto Faró como seus oficiais , pagãos como eram, reconheceram o fator sobrenatural evidente naquela interpretação que José fez dos sonhos de Faraó.Observe o que Faró disse aos seus oficiais: ''Disse Faraó aos seus oficiais: acharás, porventura homem como este, em quem há o Espírito de Deus?'' (Gênesis 41:38). Tal reconhecimento persuadiu Faraó a constituir José como primeiro ministro sobre o Egito:  ''Disse mais Faraó a José: vês que te faço autoridade sobre toda a terra do egito'' (Gênesis 41:41). E, no versículo 42, Faraó colocou o anel na mão de josé e pôs lhe colar no pescoço.

É necessário entendermos  que o anel era usado para selar decretos veja (Ester 3:12). ''chamou, pois os secretários do rei... tudo se escreveu aos sátrapas do rei, aos governados de todas as províncias... em nome do rei Assuero se escreveu , e com anel do rei se selou''. Observe também (Ester 8:8) ''Escrevei , pois, aos Judeus, como bem vos parecer, em nome do rei; porque os decretos feitos em nome do rei e que com o anel se selam, não e podem revogar''. Em (Daniel 6:17) diz: ''E Foi trazida uma pedra e foi posta sobre a boca da cova; e o rei o selou com o seu anel...''. A cova do leões era subterrânea, tendo uma cobertura na parte superior .Uma pedra cobria a cobertura, e o selo do rei significava  que a cova não podia ser aberta sem sua autorização.

Quando Faraó deu o seu anel a José estava transferindo autoridade a José.O anel de selar er dado a favaritos como sinal de autoridade, o anel equivalia a assinatura de Faraó; isto é, conferia a José o direitp de promulgar as leis.

Observe (Ester 8:2). ''tirou o reu o seu anel , que tinha tomado Hamã, e o deu a Mordecai.E Ester pôs a Mordecai por superitendente da casa de Hamã''.Isto vem provar mais uma vez que o anel significa tranferência de autoridade.
O colar de ouro que Faraó pôs no pescoço de José era usado no egito como símbolo de honra, conferindo os mais distintos heróis do reino.Este mesmo episódio ocorreu com o servo de Deus Daniel veja (Daniel 5:7; 5:29) Portanto, ninguém pode usar (Gênesis 41:42) para justificar o uso de jóias.

O anel e o colar colados respectivamente na mão e no pescoço de José não tiveram como objetivo torná-lo mais bonito e nem melhorar a sua aparência, mas simbolizar transferência de autoridade e honradez.José não comprou o anel nem o colar, e não os colocou em si.
Levantemo-nos pela verdade, não importando o preço

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Objetos que Trazem Maldição

Tratemos agora de outro ensino relacionado com o uso de objetos no campo religioso.Segundo adeptos do movimento ''batalha espiritual, objetos usados em qualquer forma de magia, ocultismo ou religião idólatra ficam impregnados de emanações malignas, como se os demônios de fato redimissem nos mesmos.Para usar a linguagem de alguns do movimento, esses objetos estariam ''demonizados''. Esse conceito é similar ao praticado na magia. Objetos magicamente ''carregados'' são considerados como transmissores do poder da mágica que representam, e afetam os que os tocam. Portanto se um cristão venha ter em sua casa, escritório ou local de trabalho, qualquer um desses objetos, estará dando ocasiões para que os demônios (as verdadeiras entidades espirituais associadas com esses objetos) prejudiquem sua vida material e espiritual. A idéia que objetos como ídolos, imagens, esculturas, quadros e fotos se tornam pontos de contato para os demônios, que estão sempre procurando materializar-se através de alguma coisa e assim atormentar os homens. Admitir tais coisas dentro de casa, seria convidar os demônios a entrar e nos atormentar. Nas palavras de Jorge Linhares, Não basta que abençoamos os nosso bens, nosso pertences, precisamos verificar se não temos permitido adentrar em nosso lar objetos que por natureza são amaldiçoados - objetos que temos de lançar fora de preferência, queimar ou destruir.
Uma outra coisa que segundo o pensamento da '' batalha espiritual '' permite a entrada de demônios na vida da pessoa é o ingerir comidas '' trabalhadas '' nos centros de umbanda. Num capítulo entitulado ''Como os demônios se apoderam das pessoas'', dos livro Orixás, Caboclos & Guias, Edir Macedo inclui comidas sacrificadas a ídolos como um desses meios. Ele conta o caso de um homem que ingeriu uma comida ''trabalhada'' e foi atacado por um espírito maligno que o fazia sofrer do estômago. Ele conclui dizendo, ''Todas as pessoas que se alimentam dos pratos vendidos pelas famosas ''baianas'' estão sujeitas, mais cedo ou mais tarde a sofrer do estômago.Uma das principais portas é a presença em casa de objetos amaldiçoados, como amuletos, fetiches e talismãs, livros sobre o ocultismo, bruxaria, astrologia, mágica, adivinhação, e utensílios ou objetos usados em templos pagãos, rituais de feitiçaria,, ou ainda na prática de adivinhação, mágica ou espíritismo.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

A TRINDADE DE DEUS

A Há muitos deuses que são adorados no Mundo, porem existe somente um Deus verdadeiro.A Bíblia Contém uma História deste Deus verdadeiro.Este Deus único se revelou los Três distintas Personalidades, o Pai, o Filho Jesus Cristo,  Espírito Santo.

Deus o Pai, Jesus Cristo e o  Espírito Santo São descritos na Bíblia em termos de sua natureza.Quando falamos de ``natureza´´ entendemos qualidades básicas que descrevem a Deus.Estas qualidades são conhecidas como ``atributos´´,que significam ``características´´.



TRINO:

Deus possui uma natureza trina.Isto quer dizer que Ele tem três personalidades distintas,ainda que seja um só Deus:

``Ouve, Israel,o  Senhor,nosso Deus,é o único SENHOR´´
(Deuteronômio 6:4).

As três pessoas da trindade de Deus são chamadas de Deus o Pai,Jesus Cristo o Filho,e o Espírito Santo.Há várias Escrituras que confirmam esta natureza trina de Deus.Quando Jesus estava sendo batizado por João,o Batista,no rio Jordão,Deus falou e o Espírito Santo desceu:

``Batizado Jesus,saiu logo da água,e eis que se lhe abriram os céus,e viu o Espírito de Deus descendo como pomba,vindo sobre ele.E eis uma voz do céus,que dizia:Este é o meu Filho amado,em  quem me comprazo´´(Mateus 3:16-17).

Antes do retorno ao céu depois de Seu ministério na terra,Jesus falou da vinda do Espírito Santo da parte de Deus:

`` Quando, porem, vier o Consolador, Que eu vos enviarei da Parte do Pai, o Espírito da Verdade, que dele procede,esse dará testemunho de mim´´ (João 15:26).

O Apóstolo Pedro falou da Natureza trina de Deus:

``Se,pelo nome de Cristo,sois injuriados,bem-aventurados sois,porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus´´ (1 Pedro 4:14).

O Apóstolo Paulo falou da trindade em seus escritos :

`` O Porque a lei do Espírito da Vida, Jesus Cristo los, te livrou da lei do pecado e da morte.Portanto o que fora impossível a lei,no que esta enferma pela carne,isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne pecaminosa e no tocante ao pecado;e, com efeito, condenou Deus,na carne, o pecado´´ (Romanos 8:2-3).

`` A graça do Senhor Jesus Cristo,e o amor de Deus,e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós´´ (2 Coríntios 13:14).

`` Porque,por ele,ambos temos acesso ao Pai em um Espírito´´ (Efésios 2:18).

O Livro de Atos também atesta a Natureza trina de Deus:

``Exaltado,pois,a destra de Deus,tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo,derramou isto que vedes e ouvis´´ (Atos 2:33).

ETERNO:

A trindade de Deus E eterna,sem princípio nem final:

`` Senhor, tu dezenas Sido O Nosso Refugio, de Geração los geração.Antes Opaco os Montes nascessem e se formassem a terra e o Mundo, de eternidade a eternidade,tu és Deus´´ (Salmos 90:1-2)

`` Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do Senhor,Deus Eterno´´ (Gênesis 21:33)

A natureza eterna de Deus é mais ilustrada por um círculo.Este círculo não tem um princípio visível ou um ponto final,ainda que exista:

                                         A Natureza Eterna de Deus

UM ESPÍRITO:

Deus é um espírito.Isto significa que não tem carne e nem sangue,e portanto,invisível aos olhos naturais do homem.

``Deus é espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade´´ (João 4:24)

SOBERANO

Deus é o  poder soberano (o maior) em todo o Universo.Leia Efésio 1 e Romanos 9.

Onipresente:

Isto significa que Deus está presente em todas as partes:

``Disse aos juízes:Vede o que fazeis,porque não julgueis da parte do homem,e sim da parte do SENHOR, e, no julgardes, ele está convosco´´ (2 Crônicas 16:9)

``Os olhos do SENHOR estão em todo lugar,contemplando os maus e os bons´´ (Provérbios 15:3)

``Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás;se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também´´ (Salmos 139:7-8).

ONISCIENTE:

Isto É significa que  Deus conhece Todas Coisas como:

''Ainda uma Palavra me não chegou,  a língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda'' (Salmos 139:4)


''Pois, se o coração nos acusar,certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas'' (I João 3:20)

''E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas'' (Hebreus 4:13)

ONIPOTENTE:

Isto significa que Deus é todo-poderoso:

''Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos,apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito'' (Gênesis 17:1)

''Jesus, fitando meles o olhar,disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível'' (Mateus 19:26)

''Então, ouvi uma voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso'' (Apocalipse 19:6).

''Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus '' (Salmos 62:11)

IMUTÁVEL:

Deus não muda Sua pessoa, natureza, propósito ou planos:

''Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos'' (Malaquias 3:6) 

''Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre'' (Hebreus 13:8)

SANTO:

Deus é sem pecado,absolutamente puro:
''Fala a toda congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo'' (Levítico 19:2)

JUSTO:

Deus é justo e imparcial em juízo:

''Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto'' (Deuteronômio 32:4)

FIEL:

Deus mantém suas promessas e é absolutamente digno de confiança.

''Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo'' (2 Timóteo 2:13)

BENEVOLENTE:

Deus é bom, amável e deseja teu bem:

''O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras'' (Salmos 145:9)

MISERICORDIOSO:

Deus mostra misericórdia a humanidade pecadora:
''E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filho dos filhos, até a terceira e quarta geração'' (Êxodo 34:6-7)

GRAÇA:

Deus mostra bondade imerecida ao homem pecador:
''Porque é com ela que se cobre, é a veste do seu corpo; em que se deitaria? Será, pois que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso'' (Êxodo 22:27)

''Benigno e misericordioso é o Senhor, tardio em irar-se e de grande clemência'' (Salmos 145:8)

AMANTE:

Deus é amor:
''Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor'' (1 João 4:8)

SÁBIO:

Deus possui um profundo entendimento e um agudo discernimento.
'' O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus'' (Provérbios 3:19)

INFINITO:

Deus não está sujeito as limitações naturais nem humanas.Não está sujeito as limitações do espaço:
''Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei'' (1 Reis 8:27).

Não está sujeito as limitações do tempo:
''O SENHOR reinará por todo o sempre'' (Êxodo 15:18).


A ORIGEM DO PECADO

O Mal existia antes do homem ser criado.O pecado se originou em Lúcifer,também conhecido como Satanás.A Bíblia registra que Lúcifer foi um anjo especial que originalmente havia sido criado perfeito por Deus.Lúcifer pecou quando ele tentou estabelecer uma revolução contra Deus.Por causa deste pecado,Lúcifer foi expulso do céu para a terra (Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:14-16)

Na terra, Lúcifer (que se tornou conhecido como Satanás) continuou sua rebelião contra Deus.Quando Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher (Adão e Eva).Satanás levou-os a pecar contra Deus.Esta rebelião é,algumas vezes, chamada de ''a queda do homem'',implicando que o homem caiu da justiça para o pecado.Você pode ler sobre isto em Gênesis capítulos 2 e 3.

Deus advertir Adão e Eva que a penalidade do pecado seria morte física e espiritual.A Morte espiritual foi a perda de seu relacionamento com Deus.A Morte física foi a morte de seu corpo físico.Por causa do pecado de Adão e Eva,a morte veio sobre todos os homens (Romanos 56:12)

Por causa da queda do primeiro homem e da primeira mulher,o pecado passou a toda humanidade.Isto significa que cada um que nasce herda a natureza básica do pecado.

Assim como traços físicos são herdados,os traços espirituais da natureza básica de pecado também são herdados.Cada pessoa tem pecado e enfrenta as penalidades da morte física e da morte espiritual.

Satanás responsável por todo o mundo.Sua rebelião contra Deus ainda continua na medida em que ele tenta homem para pecar.Há uma constante batalha no mundo espiritual dos corações,mentes e almas dos homens.

Cada pessoa herdou a natureza básica do pecado.Cada pessoa peca individualmente quando ela é atraída por sua natureza pecaminosa para pecar contra Deus (Tiago 1:14-15)

Toda pecaram, mas Deus proveu um meio para escaparmos das penalidades do pecado.Através do arrependimento das obras mortas e aceitação de Jesus Cristo como Salvador pessoal, você pode escapar das penalidades do pecado.




domingo, 20 de abril de 2014

Como a Bíblia foi escrita?

      A Bíblia foi escrita em hebraico e grego,sendo que o Velho Testamento,que vai do livro de Gênesis a Malaquias,foi escrito em hebraico,e o Novo Testamento que vai do livro de Mateus até Apocalipse em grego,ela contém 66 livros e foi escrita num intervalo de aproximadamente 1600 anos,por diversos autores.Existem 4 livros do Novo Testamento que são chamados de Evangelhos,estes são os livros biográficos  de Jesus Cristo,estes livros são Mateus,Marcos Lucas e João,a palavra ``Evangelho´´significa ``Boas Novas´´.A Bíblia é a Palavra de Deus,que foi escrita por homens inspirados por Deus,nela encontramos instrução para vivermos de maneira conforme o nosso Criador deseja que vivamos,ela é como um manuel do fabricante,que nos ajuda a conhecer a nós mesmos e a Deus,e a viver dignamente neste mundo,com paz interior,fé e esperança.Deus é vida,amor e sabedoria,paz e outras coisas mais,e tudo o que Ele é,nos é soprado através da Bíblia,pois ela mesma se denomina como sopro de Deus (2 Tm 3:16 ''Toda escritura é soprada por Deus e útil para o ensino,para a repreensão,para a correção,para a educação na justiça'').
        A Bíblia é um livro maravilhoso,todas as obras literárias não se compara a ela, toda filosofia e ciência humana não conseguiram mudar tanto a sociedade e a história quanto a Bíblia, a raiz dos problemas da sociedade é espiritual e é através da Bíblia que podemos aprender a ter o verdadeiro viver espiritual, sendo assim ela foi escrita com certas características que a levaram a ser o livro dos livros: ela é pura (Pv 30:5 ''Toda Palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam.''),valiosa (Pv 8:10-11 ''Aceitei o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido.Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e tudo o que se deseja nada se compara a ela''), é a verdade ( Salmos 119-160 ''as tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre''), é eterna (Salmos 119:89 ''Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu''),é Imutável ( 1 Pe 1:25 ''a palavra do Senhor,porém, permanece eternamente.Ora, está é a palavra que vos foi evangelizada ''),é profética (2 Pe 1:21 ''porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo''),e fiel (Salmos 19:7 ''A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices '').

Dons de Revelação

Os nove dons espirituais podem ser agrupados também como órgãos de funções vitais da igreja.
 * Mãos:Fé,curas e operação de maravilhas
 * Olhos:Discernimento de espíritos
 * Expressão verbal (voz):Palavra da Sabedoria e da ciência; profecias, variedade de línguas e interpretação delas.

1)-A Palavra da Sabedoria:
Tratando-se de um dos nove dons espirituais, está acima das manifestações promovidas pela presença do Espírito de Deus pelo novo nascimento.

Naturalmente, o crente nascido de novo recebe pelo Espírito Santo na sua vida e na medida do conhecimento da Palavra de Deus, capacidade de conviver com este mundo sem conflitar nas coisas que fala; usa suas palavras com sabedoria e comedimento.

2)- A Bíblia e a Palavra de Sabedoria:
Neste tópico, o autor cita os exemplos de José com seus conselhos a Faraó sobre a crise no Egito e Salomão pela excelência dessa dádiva por tudo o que fez e falou estando registrado no livro de provérbios, mostrando a bondade de Deus no Antigo Testamento ou Aliança.

As escorregadas de Salomão (1 Rs 11)não depõem contra o conhecimento de Deus nem da sabedoria recebida,mas, mostram que o mesmo com tudo o que recebemos do Senhor, precisamos estar atentos aos nosso passos.Os dons espirituais ou a manifesta  e visível graça de Deus não blindam o homem contra o pecado.

3)-A Palavra da Ciência:
Para identificar um portador da palavra da ciência como um dom manifesto,é preciso gostar de sentar num banco da igreja, amar profundamente uma boa pregação e saber distingui-las de gritarias, sentir o peso e a profundidade, pois a palavra da ciência é a que coloca a igreja diante de um laboratório de grandes experiências com Deus pelo conhecimento.

Sua função:
É o que se  pode chamar de verdadeiro ensino e revelações das coisas escritas.

Exemplos Bíblicos da palavra da ciência
Os exemplos bíblicos para o sentido da ciência aqui aplicados, representam uma faceta desse dom a que chamados também de revelação.

4)-Discernimento dos Espíritos

O dom de discernir os espíritos é a lente a janela da alma; pode onde tudo se torna visível, pensamentos e intenções.No transcorrer de um culto, podem acontecer  muitas coisas e penso que o portador deste maravilhoso dom, precisa estar em sintonia com  o pastor da igreja para comunicar-lhe eventuais ocorrências que podem causar danos ao rebanho.