segunda-feira, 9 de junho de 2014

Qual é o verdadeiro evangelho?

O verdadeiro evangelho é a boa notícia de que Deus salva os pecadores. O homem é por natureza pecador e separado de Deus, sem qualquer esperança de reparar esta situação. Entretanto, Deus providenciou o meio da redenção do homem na morte, sepultamento e ressurreição do Salvador, Jesus Cristo.

A palavra ''evangelho'' significa literalmente ''boas novas''. Entretanto, para realmente compreender quão boas novas essas novas são, devemos primeiramente compreender a má notícia. Como resultado da queda do homem no Jardim do Éden (Gênesis 3:6), toda parte da mente do homem - sua vontade, emoções e carne - tem sido corrompida pelo pecado. Por causa do natureza pecaminosa do homem, ele não pode buscar a Deus e não o faz. Ele não tem nenhum desejo de vir a Deus e, de fato, sua mente é hostil para com Ele (Romanos 8:7). Deus declarou que o pecado do homem o condena a uma eternidade no inferno, separado de Deus. É no inferno que o homem paga a penalidade do pecado contra um Deus santo e justo. Isso realmente seria uma má notícia se não houvesse solução

Entretanto, no evangelho, Deus, em Sua misericórdia, tem proporcionado essa solução, um substituto para nós --Jesus Cristo - o qual veio para pagar a pena pelos nossos pecados através do Seu sacrifício na cruz. Esta é a essência do evangelho que Paulo pregou aos Coríntios. Em I Coríntios 15:2-4, ele explica os três elementos do evangelho -- a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo em nosso favor. A nossa velha natureza morreu com Cristo na cruz e foi enterrada com Ele. Fomos então ressuscitados com Ele para uma nova vida (Romanos 6:4-8) Paulo nos diz para ''nos apegar firmemente'' a este verdadeiro evangelho, o único que salva. Acreditar em outro evangelho é crer em vão. Em Romanos 1:16-17, Paulo também declara que o verdadeiro evangelho é o ''poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê'', o que quer dizer que a salvação não é alcançada pelos esforços do homem, mas pela graça de Deus através do dom da fé (Efésios 2:8-9).

Por causa do evangelho, através do poder de Deus, aqueles que creem em Cristo (Romanos 10:9) não são apenas salvos do inferno. De fato, recebemos uma natureza completamente nova (II Coríntios 5:17) com um coração mudado em um novo desejo, vontade, atitude que se manifestam em boas obras. Este é o fruto que  o Espírito Santo produz em nós pelo Seu poder. As obras nunca são o meio de salvação, mas são a prova ( Efésios 2:10). Aqueles que são salvos pelo poder de Deus sempre mostrarão a evidência da salvação através de uma vida transformada.


'' A SEGURANÇA ETERNA DOS SALVOS ''

''vendo eu o sangue, passarei por cima de vós? (Êx 12:13-1)

''Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificada por nós,'' (I Co 5:7)

O povo de Deus é salvo, eternamente salvo, nenhum dano real pode acontecer a ele. A providência divina cuida dele e todas as coisas contribuem para o seu bem.

Algumas coisas terrível vão acontecer nesta terra, ela vai se derreter por causa do calor fervente, os céus vão se enrolar como um pergaminho, as estrelas vão cair, a terra vai tremer, o sol vai ficar preto como um saco de cilício, mas nada vai atingir os salvos.

Praga, fome, guerra, tempestade de morte chegarão, mas o povo de Deus triunfará sobre tudo isto.

Vou falar sobre três pontos. Primeiro: Quem é o povo de Deus? Segundo: O que se torna salvo? Terceiro: Como este povo sabe que é salvo?

QUEM É O POVO DE DEUS?

1- O povo de Deus pela criação, e o seu povo pela redenção.

2- O salvo sente-se indigno a seus próprios olhos, ele não confia na carne. Por causa do pecado sua tristeza é muito grande. Ele tem mais problemas com o seu ''eu'' do que com qualquer outro homem.

3-Sua esperança está em Cristo. Se alguém persuadi-lo a crer que Cristo não recebeu o castigo por causa do seus pecados em seu próprio corpo, o salvo seria infeliz.

QUE SE TORNA O POVO DE DEUS

1-O que salvou Israel naquela noite, no Egito, quando Deus enviou seu juízo sobre aquela terra? Foi o sangue aplicado nas ombreiras da porta. Deus disse aos israelitas o que tinham de fazer para serem salvos. Disse Deus: ''Vendo eu o sangue, passarei por cima de vós,'' Nem também: ''Quando ver sua tristeza, passarei por cima de vós''.

2-Cristo, nossa páscoa, foi sacrificada por nós. Foi o sangue que salvou Israel e é o sangue que nos salva. É o sangue que nos separa da culpa do pecado e nos imuniza da ira de Deus no dia do juízo. Deus não diz a nós hoje: ''Quando eu ver seu bom caráter, ou suas boas obras, ou seu batismo, ou seu nome escrito no rol da igreja, ou sua tristeza, ou suas orações e rezas, ou sua pobreza?'' é o sangue que Deus tem que ver, a fim de que pudesse, em justiça, poupar os pecadores. Ele faz seu filho, que não tinha pecado, morrer, para que os homens desobedientes não morressem.

COMO SABEMOS QUE SOMOS SALVOS

1- Será que podemos saber que somos salvos? (João 20:13) diz: ''Estes, porém, foram inscritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome''. Em I João 5:13 diz ''Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.''

2-Será que podemos ser salvos e não sabemos disto? Leia outra vez I João 5:13. Note especialmente a parte que diz: ''?Para que saibais que tendes a vida terna.''

3-Como é que possamos saber que somos salvos? Mais uma vez a resposta está em I João 5:13. É uma verdade bem simples: ''Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.''