''antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo'' I Pedro 3:15-16
sábado, 7 de março de 2015
quinta-feira, 5 de março de 2015
Reza com oferenda e batucada
A revista VEJA SÃO PAULO* traz uma notícia que aborda sincretismo religioso na comemoração do dia da Consciência Negra. O título da notícia é REZA COM OFERENDA E BATUCADA. Em vez de música de órgão, atabaques. Na hora do ofertório da hóstia e do vinho, mulheres dançam rumo ao altar carregando alimentos.
As missas afro que celebrarão o Dia da Consciência Negra, comemorado na quinta (20) em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, misturam tradições dos escravos à liturgia católica.
Pr. Natanael como o irmão vê essa mistura de missa católica com cerimônias típicas celebradas pelos cultos afros? Será que Deus se agrada dessa forma de culto que revela sincretismo religioso?
Não sei o que pensam os católicos, mas quando leio nessa notícia que “Na hora do ofertório da hóstia e do vinho, mulheres dançam rumo ao altar carregando alimentos” e que “As missas misturam tradições dos escravos à liturgia católica” admito que isso é uma profanação da missa que representa, segundo o dogma católico, o corpo, a alma e a divindade do próprio Cristo quando andava aqui na terra. É o dogma da transubstanciação.
Os católicos instruídos biblicamente sabem muito bem que não se pode servir a dois senhores (Mt 6.24). Como será que os católicos vêem durante uma missa, pessoas não católicas tocar os atabaques diante do altar entoando seus cânticos, enquanto “pais e mães de santo”, todos paramentados segundo suas crenças, dançam e cantam invocando seus “deuses”?
Não há uma contradição nessa cerimônia religiosa sincrética entre católicos e membros de cultos afros quando a igreja católica reivindica ser a única religião verdadeira e que fora dela não existe salvação? Teria mudado na prática aquilo que crê e ensina em teoria que também nos cultos afros existe salvação?
O menor prejuízo que pode trazer à igreja Católica é levar seus fiéis a acreditar que todas as religiões são válidas e mais ainda: acreditar que não há diferença entre a igreja católica e as religiões afros. Até onde conheço isso não é na verdade ecumenismo, mas declaradamente sincretismo.
Há alguma declaração do Papa sobre a diferença entre o culto católico e os cultos afros? Sim. Disse o pontífice João Paulo II: “A Igreja Católica tributa um sincero respeito em relação aos cultos afro-brasileiros, mas considera nocivo o relativismo concreto de uma prática entre ambos ou de uma mistura entre eles, como se tivessem o mesmo valor, pondo em perigo a identidade da fé cristã católica (g. m).
Ela sente-se no dever de afirmar que o sincretismo é danoso ali onde a verdade do rito cristão e a expressão da fé podem facilmente ser comprometida aos olhos dos fiéis, em detrimento de uma autêntica evangelização”. (L’Osservatore Romano n. 40 de 7/10/95, p.7)
O que diz a Bíblia sobre o sincretismo religioso? Por exemplo, quando o povo de Israel estava entrando em Canaã como Deus advertiu o seu povo quanto à mistura de cultos pagãos aos cultos ao Deus único e verdadeiro? Antes de responder a pergunta é bom que apontemos o que signficam as duas palavras sincretismo e ecumenismo. Esta significa a tentativa de unir todas as religiões consideradas cristãs e sincretismo é a formação de uma nova seita adotando os ensinos e práticas de outras seitas.
Agora, quanto à pergunta formulada dizemos que, por todo o Pentateuco, encontramos recomendações expressas de Deus contra à prática do sincretismo religioso. Deus não só ensinou o seu povo a não se misturar como também os castigou pesadamente quando desobedeceram e se misturaram ao culto pagão da época. “Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus.
Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa.” (Dt 18.9-14). No texto em tela há proibições claras contra todas as práticas aos cultos afros: “… nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;”
Ainda No Salmo 106.34-37 se lê a razão por que Deus proibiu terminantemente a idolatria. Os israelitas estavam adorando demônios quando se prostravam diante dos ídolos daquelas nações. “Não destruíram os povos, como o SENHOR lhes dissera. Antes se misturaram com os gentios, e aprenderam as suas obras. E serviram aos seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço. Demais disto, sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios,”
No Novo Testamento há qualquer proibição contra a mistura religiosa? Sim. Paulo foi muito claro em 2 Coríntios 6.14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;”
Que palavras finais o irmão diria? A Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Entre nós, evangélicos, não há preconceito contra as diferenças de cores e nacionalidades.
Em Cristo Jesus, diz o apóstolo Paulo, “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
* VEJA SÃO PAULO edição de 19 de novembro de 2008
quarta-feira, 4 de março de 2015
Os 7 Símbolos do Espírito Santo
A Palavra de Deus apresenta alguns símbolos para representar o Espírito Santo. Vamos fazer uma série de estudos sobre os 7 símbolos do Espírito Santo. Esta é uma introdução que pode ser usada ao início de uma campanha de oração.
O que simboliza o Espírito Santo?
Em cada subtítulo abaixo você encontra um link para o estudo detalhado de cada símbolo:
1- ÁGUA: A água é indispensável para a vida, onde não há água não tem vida. Assim também é essencial a presença do Espírito Santo para que haja vida espiritual. A água lava, limpa, hidrata, umedece, refresca e dessedenta. As Escrituras referem-se ao Espírito Santo como chuvas (Joel 2.23); como torrentes (Isaías 44.3); como rios (Ezequiel 47.1-12) que seriam derramados ou fluiriam abundantemente em nosso meio (João 7.37-39). O Espírito Santo como água Ele nos traz tempos de refrigério.
1- ÁGUA: A água é indispensável para a vida, onde não há água não tem vida. Assim também é essencial a presença do Espírito Santo para que haja vida espiritual. A água lava, limpa, hidrata, umedece, refresca e dessedenta. As Escrituras referem-se ao Espírito Santo como chuvas (Joel 2.23); como torrentes (Isaías 44.3); como rios (Ezequiel 47.1-12) que seriam derramados ou fluiriam abundantemente em nosso meio (João 7.37-39). O Espírito Santo como água Ele nos traz tempos de refrigério.
Leia mais em: Água do Espírito.
2- VENTO: no hebraico Rûah e no grego pneuma, em várias passagens são traduzidos por “vento”, “ brisa”, “fôlego”, e “ar”. Em Gênesis 2.7 está escrito que Deus formou o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego [Rûah] de vida. Também em Ezequiel 37.7-10 um vento vem para dar vida aos ossos secos. E Jesus fez o mesmo com seus discípulos: “soprou sobre eles, e lhes disse: recebei o Espírito Santo" (João 20.22).
Aprenda mais sobre o Vento do Espírito.
Aprenda mais sobre o Vento do Espírito.
3- FOGO: A Bíblia diz em Hebreus 12.29 que "Deus é fogo consumidor". Por isso acreditamos que o Espírito Santo se manifesta como fogo. Não somente para juízo, mas também para revestimento de poder e purificação (Mateus. 3.11). O fogo, aquece e ilumina (Isaías 4.4). Deus se manifestou várias vezes ao seu povo numa coluna de fogo (Êxodo 13.21), por isso relacionamos o fogo ao espírito Santo. No pentecostes o Espírito Santo desceu em forma de línguas de fogo (Atos 2.3).
Veja o Estudo sobre o Fogo do Espírito.
Veja o Estudo sobre o Fogo do Espírito.
4- POMBA: os quatro evangelhos insistem em mostrar a pomba como símbolo do Espírito Santo (Mateus 3.16; Marcos 1.10; Lucas 3.22; João 1.32) mostrando Sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. Uma tradição Judaica traduz Gênesis 1.2 da seguinte maneira: “O Espírito de Deus como pomba pousava sobre as águas”. Além disso, a pomba era vista como um animal limpo (Gênesis 8.8-12) e símbolo de pureza. Cristo falou da pomba como uma simbologia de simplicidade, uma das mais belas características dos discípulos (Mateus 10.16).
A pomba também era ave usada no sacrifício; “dois pombinhos” (Levíticos 1.14 e Lucas 2.24). É também um pássaro que leva um símbolo do amor em cantares de Salomão vemos várias citações da pomba como sinal de carinho: ”Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste” (Cantares 5.12).
Continue lendo em: Pomba do Espírito.
Continue lendo em: Pomba do Espírito.
5- AZEITE: ou “Óleo precioso” (Salmos 133.2). O azeite tem vasta aplicação na vida oriental, servindo para alimentação, iluminação, lubrificação, vitalizar a pele e os cabelos, além de curar certas enfermidades e feridas. o azeite ou óleo representa frescor, abundância, luz e remédio. Os israelitas usavam um azeite especial para a unção de sacerdotes e Reis chamado de azeite ou óleo da “unção” (Êxodo 30.22-33). Com azeite se ungia os sacerdotes e Reis para o serviço do Senhor (I Samuel 10.1; 16.13; I Reis 1.39) era também chamado de óleo da alegria (Salmos 45.7). Jesus confirmou esta prática ordenando que se ungisse com óleo (Marcos 6.13; Tiago 5.14).
Veja o Estudo completo sobre o Óleo do Espírito.
Veja o Estudo completo sobre o Óleo do Espírito.
6- SELO: O selo traz a ideia de possuir ou marcar propriedade (II Timóteo 2.19). Ao colocar o selo como um símbolo está sinalizado de quem pertence tal coisa como uma autenticação do dono. Isso serve para mostrar que os crentes em Jesus são propriedade particular de Deus (I Pedro 1.9). A Bíblia diz que somos selados com o Espírito Santo da promessa (Efésios 1.13). Os crentes têm sido selados (Efésios 4.30), mas devem ter o cuidado para não destruir a impressão deste selo (II Coríntios 1.22). Também em Apocalipse 7.2,3 diz que Deus mandará selar os seus para suportarem à grande tribulação e que os selados pelo Espírito Santo não receberão a marca da besta.
Continue lendo em: O selo do Espírito.
Continue lendo em: O selo do Espírito.
Você também é um símbolo do Espírito Santo!
-CONCLUSÃO:
Até aqui falamos de 6 símbolos e ainda falta o sétimo. O que mais poderia representar o Espírito Santo? VOCÊ. Isso mesmo, pois somos o Corpo de Cristo (I Coríntios 12.27) e o “recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas” (Atos 1.8). Deus não quer usar apenas a água, o vento, o fogo, a pomba, o azeite e o selo, porque deseja habitar em nossas vidas como templo do seu Espírito (I Coríntios 3.16).
Seja um símbolo vivo do Espírito Santo!
Até aqui falamos de 6 símbolos e ainda falta o sétimo. O que mais poderia representar o Espírito Santo? VOCÊ. Isso mesmo, pois somos o Corpo de Cristo (I Coríntios 12.27) e o “recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas” (Atos 1.8). Deus não quer usar apenas a água, o vento, o fogo, a pomba, o azeite e o selo, porque deseja habitar em nossas vidas como templo do seu Espírito (I Coríntios 3.16).
Seja um símbolo vivo do Espírito Santo!
Fonte> www.esbocosermao.com
segunda-feira, 2 de março de 2015
Tabela de Conversão de Peso, Dinheiro, e Medidas Bíblicas
Tabela de Conversão de Peso, Dinheiro e Medidas bíblicas
TABELA DE PESOS, DINHEIRO E MEDIDAS
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Na tentativa de facilitar para o leitor, procurou-se colocar os dados desta tabela, sempre que possível, numa seqüência ascendente, iniciando-se com a unidade menor e terminando com a maior. A unidade básica é indicada com o valor “1” na coluna da “proporção”, sendo que as unidades menores precedem a unidade básica e as unidades maiores a seguem. O “equivalente atual” de cada unidade, onde aparece, é aproximado
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I. PESOS
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NOME
|
CORRESPONDENTE BÍBLICO
|
PROPORÇÃO
|
EQUIVALENTE ATUAL
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Gera (Ex 30.13; RC, “Óbolo”)
|
1/10 do beca ou 1/20 do siclo
|
1/120
|
0,571 g
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Beca (Ex 38.26)
|
10 geras ou ½ do siclo
|
1/2
|
5,712 g
| ||
Siclo (unidade básica; Gn 24.22)
|
20 geras ou 2 becas
|
1
|
11,424 g
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Mina* ou arrátel** (Ed 2.69)
|
50 siclos
|
50
|
571,2 g
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Talento *** (2 Sm 12.30)
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3000 siclos ou 60 minas
|
3000
|
34, 272 kg
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* A mina de Ezequiel (45.12) é igual a 60 siclos e equivale a 685,44 g;
** O nome arrátel também é usado para a libra romana (Jô 12.3; 19.39) que equivale a 325 g; e
*** O talento em apocalipse (16.21) equivale a 40 kg.
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II. DINHEIRO
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a) No Velho Testamento
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1. O siclo, a mina e o talento eram peças ou barras de metal (prata, ouro) usadas como meio de pagamento (2 Rs 18.14)
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2. Como moeda, aparece o darico (1 Cr 29.7; Ed 2.69; 8.27; Ne 7.70, também traduzido por “dracma”), uma moeda de ouro que pesava 8,4g
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3. A peça de dinheiro (ou quesita, Gn 33.19) é de valor ignorado
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b) No Novo Testamento
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NOME
|
TIPO
|
CORRESPONDENTE BÍBLICO
|
PROPORÇÃO
| ||
Lepto (Mc 12.42, “pequenas moedas”)
|
Moeda de cobre ou de bronze
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½ do quadrante ou 1/128 do denário
|
1/128
| ||
Quadrante (Mc 12.42, RA; RC, “cinco réis”)
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Moeda romana de cobre
|
¼ do asse ou 1/64 do denário
|
1/64
| ||
Asse (Mt 10.29, “ceitil”)
|
Moeda romana de cobre
|
1/16 do denário
|
1/16
| ||
Denário (unidade básica, Mt 20.2, “dinheiro”)
|
Moeda romana de prata
|
Salário de um dia de trabalho
|
1
| ||
Dracma (unidade básica, Lc 15.8)
|
Moeda grega de prata
|
Igual a 1 denário
|
1
| ||
Didracma
|
Moeda grega de prata
|
2 dracma ou 2 denários
|
2
| ||
Tetradracma (Mt 26.15, “moeda de prata”
|
Moeda grega de prata
|
4 dracmas ou 4 denários
|
4
| ||
Estáter (Mt 17.27)
|
Moeda grega de prata
|
2 didracmas ou 4 denários
|
4
| ||
Mina (Lc 9.13)
|
Moeda grega de ouro
|
100 denários
|
100
| ||
Talento (Mt 25.15)
|
Prata ou ouro
|
6000 denários
|
6000
| ||
* Calculando-se que um diarista no Brasil ganhe o equivalente a 10 dólares por dia (igual a um denário), um talento de prata valeria 60000 dólares. O talento de ouro valia umas trinta vezes mais do que o talento de prata.
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III. MEDIDAS DE CAPACIDADE
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NOME
|
CORRESPONDENTE BÍBLICO
|
PROPORÇÃO
|
EQUIVALENTE ATUAL
| ||
a) Para secos
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Cabo (2 Rs 6.25)
|
1/18 da efa ou 1/6 da medida
|
1/18
|
1 litro
| ||
Gômer (Ex 16.16)
|
1/10 do efa
|
1/10
|
1,76 litros
| ||
Alqueire ou Seá (2 Rs 7.1), Chaliche (Is 40.12) e Medida* (Gn 18.6)
|
1/3 do efa
|
1/3
|
5,87 litros
| ||
Efa (unidade básica, Lv 19.36)
|
10 gômeres ou 1/10 do ômer
|
1
|
17,62 litros
| ||
Leteque (Os 3.2, “um ômer e meio”)
|
5 efas ou ½ do ômer
|
5
|
88,1 litros
| ||
Coro (Ed 7.22) ou ômer (Ez 45.11)
|
10 efas
|
10
|
176,2 litros
| ||
* Em Apocalipse (6.6)( a Medida (choinix) é igual a 1 litro.
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b) Para líquidos
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Sextário ou Logue (Lv 14.10)
|
1/12 do him
|
1/72
|
0,29 litros
| ||
Him (Lv 19.36)
|
1/6 do bato
|
1/6
|
3,47 litros
| ||
Bato (unidade básica, Is 5.10) e cado (Lc 16.6) *
|
1/10 do coro
|
1
|
20,82 litros**
| ||
Coro (1 Rs 5.11)
|
10 batos
|
10
|
208,2 litros
| ||
* Outros consideram a metreta (Jo 2.6) também igual ao bato, mas é provável que a metreta tivesse 30 a 40 litros
| |||||
** Outros entendem que o bato tinha entre 30 a 34 litros.
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IV. MEDIDAS DE COMPRIMENTO
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Dedo (Jr 52.21)
|
¼ de quatro dedos
|
1/24
|
1,8 cm
| ||
Quatro dedos* (Ex 37.12)
|
1/3 do palmo ou 1/6 do côvado
|
1/6
|
7,4 cm
| ||
Palmo** (Ex 28.16)
|
½ do côvado
|
1/2
|
22,2 cm
| ||
Côvado*** (unidade básica, Gn 6.15)
|
2 palmos
|
1
|
44,4 cm
| ||
Braça (At 27.28)
|
4 côvados
|
4
|
1,80 mM
| ||
* Quatro dedos é a medida da palma da mão 9Ex 37.12) na base dos quatro dedos.
| |||||
** Palmo é a distância entre a ponta dos dedos extremos com a mão espalmada.
| |||||
*** Côvado é a distância entre o cotovelo e a ponta do dedo média. O côvado em Ezequiel (43.13) equivale a 51,8 cm, pois soma um côvado mais quatro dedos. Em conseqüência, a cana (Ez 41.8) equivale a 3,11 m, pois é igual a seis côvados de Ezequiel.
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V. MEDIDAS DE DISTÂNCIA
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NOME
|
CORRESPONDENTE BÍBLICO
|
EQUIVALENTE ATUAL
| |||
Tiro de pedra (Lc 22.41)
|
-
|
20 a 30 m
| |||
Tiro de arco (Gn 21.16)
|
-
|
100 a 150 m
| |||
Jornada de um sábado (At 1.12)
|
2000 côvados
|
888 m
| |||
Jornada de um dia
|
-
|
30 a 40 km
| |||
Estádio romano (Lc 24.13)
|
-
|
185 m
| |||
Milha romana (Mt 5.41)
|
8 estádios
|
1479 m
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VI. MEDIDAS DE ÁREA
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Jeira: Área que uma junta de bois pode arar em um dia, mais ou menos um quarteirão quadrado com 50 m de lado, o que equivale a 2500 metros quadrados (1 Sm 14.14)
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VII. MEDIDAS DE TEMPO
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Hora: 1/12 do dia e 1/12 da Noite; a extensão da hora variava de acordo com a estação do ano. As horas do Dia eram contadas a partir do nascer do sol e as da noite, a partir do pôr-do-sol (Mt 20.3)
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Vigília: Os israelitas dividiam a Noite em 3 Vigílias, sendo cada uma de 4 horas (jz 7.19); os romanos a dividiam em 4 Vigílias, com 3 horas cada uma (Mt 14.25).
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Noite: 12 horas, do pôr-do-sol até o seu nascer (Gn 7.4)
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Dia: 12 horas, do nascer ao pôr-do-sol (Gn 7.4); 24 horas, de um pôr-do-sol até outro (Ex 20.8-11).
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Semana: 7 dias, terminando no sábado (Ex 20.10)
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Mês: 29 a 30 dias, iniciando com a lua nova (Nm 28.14)
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Ano: 12 meses lunares (354 dias; 1 Cr 27.1-15). De três em três anos acrescentava-se um mês (pela repetição do último dia) para tirar a diferença entre os 12 meses lunares e o ano solar.
| |||||
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