terça-feira, 8 de julho de 2014

Qual a diferença entre católicos e protestantes?

Há várias diferenças importantes entre católicos e protestantes

Apesar das tentativas, através do últimos anos, de se achar coisas em comum entre os dois grupos, o fato é que as diferenças continuam existindo, e eles são tão importantes hoje como foram no começo da Reforma Protestante.

Uma das primeiras grandes diferenças entre o Catolicismo e o Protestantismo é a questão da suficiência e autoridade das Escrituras. Os protestantes creem que somente a Bíblia é a única fonte de revelação especial de Deus a humanidade, e como tal ela ensina a nós tudo o que é necessário para a nossa salvação do pecado. Os protestantes vêem a Bíblia como o padrão pelo qual todo comportamento cristão deverá ser medido. Comumente se refere a esta crença como Sola Scriptura  e é uma das ''Cinco Solas'' (sola é a palavra latina para ''única'') que veio da Reforma Protestante como resumo de algumas diferenças importantes entre católicos e protestantes.

Apesar de ver muitos versos na Bíblia que estabelecem sua autoridade e sua suficiência em todas as questões de fé e prática, um dos mais claros é II Timóteo 3:16-17, onde vemos que ''Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.'' Os católicos, por outro lado, rejeitam a doutrina da Sola Scriptura e não creem que somente a Bíblia seja suficiente. Ele creem que tanto a Bíblia como a sagrada tradição católica romana, igualmente se combinam no Cristianismo. Muitas doutrinas católicas romanas, tais como a do purgatório, orações aos santos, adoração ou veneração a Maria, etc, têm poucas ou nenhuma base nas Escrituras, mas são baseadas apenas nas tradições da Igreja Católica Romana. Essencialmente, a posição da Igreja Católica Romana de negar a Sola Scriptura e sua insistência em que tanto a Bíblia quanto suas ''Tradições Sagradas'' se equivalem em autoridade enfraquece a suficiência, autoridade e integridade da Bíblia. A visão que se tem das Escrituras está na raiz de muitas, se não todas, as diferenças entre católicos e protestantes.

Outra grande diferença entre Catolicismo e Protestantismo é a que diz respeito a posição e autoridade do papa. De acordo com o Catolicismo, o papa é o ''vicário de Cristo'' (vicário significa substituto), e toma o lugar de Jesus como líder visível da igreja. Como tal ele tem a capacidade de falar ex cathedra (com autoridade em assuntos de fé e prática), e quando ele o faz, seus ensinamentos são considerados como não passíveis de erro, devendo ser obedecidos por todos os cristãos. Por outro lado, os protestantes creem que nenhum ser humano está livre de erros e que somente Cristo é o líder da igreja. Os católicos confiam na sucessão apostólica como uma forma de tentar estabelecer a autoridade do papa. Mas os protestantes creem que a autoridade da igreja não vem da sucessão apostólica, mas sim da Palavra de Deus. O poder espiritual e a autoridade não está nas mãos de simples homens, mas na própria Palavra de Deus registrada nas Escrituras. Apesar de o Catolicismo ensinar que somente a Igreja Católica pode, de forma apropriada e correta, interpretar a Bíblia, os protestantes creem que a Bíblia ensina que Deus enviou o Santo Espírito para habitar todos os cristãos renascidos, dando a eles capacidade para que compreendam a mensagem da Bíblia.

Isto pode ser claramente visto em passagens como João 14:16-17: ''E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o mundo não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará e vós''. (Veja também João 14:26 e I João 2:27). Apesar de o Catolicismo ensinar que somente a Igreja Católica Romana tem a autoridade e poder de interpretar a Bíblia, o Protestantismo reconhece a doutrina bíblica do sacerdócio de todos os crentes, e que cristãos individuais pode confiar no Espírito Santo para que os guie em ler e interpretar a Bíblia por si mesmos.

A terceira maior diferença entre o Catolicismo e Protestantismo é como a pessoa é salva. Outra das ```cinco solas´´ da reforma era a Sola Fide (somente pela fé), que a firme a doutrina bíblica da justificação somente pela graça, através somente da fé, por causa somente de Cristo (Efésios 2:8-10). Contudo, de acordo com o Catolicismo Romano, o homem não pode ser salvo somente pela fé, somente em Cristo. Eles ensinam que o Cristianismo deve confiar na fé mais ``obras de mérito´´ para salvação, que são: Batismo, Crisma, A Eucaristia, Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio. Os protestantes creem que baseados na fé apenas em Cristo, os crentes são justificados por Deus, quando todos os seus pecados são pagos por Cristo na cruz e Sua justiça é a eles imputada. Os católicos, por outro lado, creem que a justiça de Cristo é concedida ao crente pela ``graça através da fé´´, mas em si mesma não é suficiente para justificar o crente. O crente deve ``suplementar´´ a justiça de Cristo a ele concedida com obras méritórias

segunda-feira, 7 de julho de 2014

SENHORA, PADROEIRA E CORREDENTORA (?) - Parte 1

A santa e humilde Maria nunca desejou  tomar o lugar do Salvador, do Filho de Deus. A sua posição foi de serva ciente de sua missão, a missão de trazer a luz a Luz do mundo, o Pão da vida, o Verbo de Deus. Até nas suas palavras a mãe de Jesus foi discreta. O registro mais extenso das palavras por ela pronunciada está em lucas 1:46-55, sob o título ''O cântico de Maria''. Nessa oração, como já vimos atrás, Maria se mostra muito feliz e agraciada a Deus por haver sido agraciada com tão nobre missão:
''Pois olhou para a humildade de sua serva. Desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada''.
Nos versículos 46 e 47, Maria se declara necessitada de salvação:
''A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador''.
Não se encontra nas Escrituras qualquer tipo de adoração a Maria, ou qualquer ensino nesse sentido. Muitas pessoas interpretam mal o título ''Bem-aventurada''. Uma pessoa bem aventurada quer dizer uma pessoa feliz, ditosa e bendita. É o estado ''daqueles, que por seu relacionamento com Cristo e com  sua Palavra, receberam de Deus o amor, o cuidado, a salvação e sua presença diária. O arcanjo Gabriel disse:
''Bendita és tu ENTRE as mulheres'' e não bendita ACIMA das mulheres. A mesma declaração foi feita por Isabel a Maria acrescentando: ''... e bendito o fruto do teu ventre'' (Lucas 1:42). E a própria Maria afirmou que ''desde agora todas as gerações  me chamarão bem-aventurada''.(Lucas 1:48)
Jesus, no ''Sermão da Montanha'', chamou de ''BEM-AVENTURADOS'' os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome de sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguição por causa da justiça, e os perseguidos por causa dele. (Mateus 5:3-11)

E bem-aventurada é Maria em razão da missão a ela confiada. Então, nós salvos somos bem-aventurados, isto é, somos felizes porque somos agraciados com bênçãos de Deus. Não há a menor possibilidade de, após a nossa morte - a morte dos bem-aventurados - chegarmos a condição elevado do Senhor ou Senhora, Pai ou Mãe de todos. Vejamos o que diz a Bíblia: ''Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor'', ''Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração''. (Deuteronômio 6:4-6)
Este mandamento foi confirmado por Jesus, quando afirmou que não existia outro mandamento maior do que este. (Marcos 12:30-31), porque que ama cumpre a Lei Moral. Ora, um coração completamente cheio do amor a Deus não possui espaço para adorar outros deuses, seja ''senhor''ou ''senhora'', ou qualquer outra pessoa falecida. Ademais, fazer pedidos aos mortos e acreditar que eles sejam mensageiros de Deus, faz parte da doutrina espírita.
''Eu e a minha casa serviremos ao Senhor... nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos aos outros deuses.'' (Josué 24:14-16). Devemos confiar no Senhor e somente a Ele dirigir nossas súplicas. Em nenhum parte da Bíblia a santa Maria é elevada a posição de Senhora, Padroeira, Protetora ou Corredentora. Nenhum homem ou mulher pode, depois da morte física, receber tal sublimação. Quem morreu em nosso lugar foi Jesus, e Ele não divide sua obra redentora com mais ninguém.

''E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu existe nenhum outro nome, dado entre os nomes, pelo qual importa que sejamos salvos''. (Atos 4:12)
''Eu sou o Senhor; este é o meu nome! A minha glória a outrem não darei, nem o meu louvor as imagens de escultura.'' (Isaías 42:8)
Mas, pela ``palavra´´ da Tradição, Maria cooperou na obra do Salvador e hoje, no céu, é instrumento de salvação:
''Mas seu papel em relação a igreja e a toda a humanidade vai mais longe. De modo inteiramente singular, pela obediência, fé e esperança e ardente caridade, ela cooperou na obra do Salvador para restauração da vida sobrenatural das almas''. (C.I.C. p. 273, #968)
''Assunta aos céus, não abandonou este múnus salvífico, mas, por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna''. (C.I.C. p.274, #969) Entenda-se como ''múnus salvífico'' a função de salvar, de corredentora.

TEXTO RETIRADO DO LIVRO ''A verdade sobre Maria'' - Pastor Airton Evangelista da Costa







DEUS ABOMINA A CONFECÇÃO DE IMAGENS E SUA CONSEQUENTE IDOLATRIA

Os católicos afirmam que Deus não somente nos manda fazer imagens como também se agrada delas. Para isso se justificam nos seguintes textos bíblicos:

(Êxodo 25:18)
''Farás também dois querubins de ouro; de ouro abatido os farás, nas duas extremidades do propiciatório''.

O Senhor ordenou que se fizessem querubins para ornamentar o tabernáculo e não para os judeus se prostrassem diante deles, fizessem orações e pedissem a ''eles'' qualquer favor.

''E o povo falou contra Deus e contra Moisés:
Porque nos fizeste subir do Egito, para morrermos no deserto? pois aqui não há pão e não há água: e a nossa alma tem fastio deste miserável pão.
Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel''.
(Números 21:5 e 6)

Quem se baseia neste para justificar suas práticas idólatras, esquece que os israelitas transformaram o símbolo em ídolo, o ídolo tomou o lugar de Deus a acabou por induzir Israel a apostasia. A serpente, erai incensada como a deusa Neustã, cujo nome em hebraico significa ídolo de bronze. O Rei Ezequias destruiu, como mostra o verso encontrado  em
2 Rs 18:4:

1RS 6:23 A 29

''No oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com dez côvados de altura.
Uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra de cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma de suas asas até a extremidade da outra.
Assim era também o outro querubim; ambos os querubins eram da mesma medida e do mesmo talho.
Um querubim tinha dez côvados de altura, e assim também o outro.
E pôs os querubins na parte mais interior da casa. As asas dos querubins estendiam de maneira que a asa de um tocava numa parede, e a do outro na outra parede, e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra.
Também cobriu de ouro os querubins.
Quanto a todas as paredes da casa e redor, entalhou-as de querubins,  de palmas e de palmas abertas, tanto na parte mais interior como na exterior.''

A única coisa que vemos aqui é a DESCRIÇÃO DOS ORNAMENTOS DA CASA DO SENHOR,
edificada por Salomão.
Nem por isso, entendemos que os israelitas se prostravam diante desses ornamentos, nem lhes dirigiam súplicas, nem lhes ofertavam incenso e, menos ainda, carregavam os querubins e outros ornamentos sobre os ombros em procissão!

Entre tantos textos que condenam expressamente a confecção e adoração de imagens, vamos deixar somente um.

''Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima do céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás diante delas, nem a servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.''
(Êxodo, 20:4-6)