Há várias diferenças importantes entre católicos e protestantes
Apesar das tentativas, através do últimos anos, de se achar coisas em comum entre os dois grupos, o fato é que as diferenças continuam existindo, e eles são tão importantes hoje como foram no começo da Reforma Protestante.
Apesar das tentativas, através do últimos anos, de se achar coisas em comum entre os dois grupos, o fato é que as diferenças continuam existindo, e eles são tão importantes hoje como foram no começo da Reforma Protestante.
Uma das primeiras grandes diferenças entre o Catolicismo e o Protestantismo é a questão da suficiência e autoridade das Escrituras. Os protestantes creem que somente a Bíblia é a única fonte de revelação especial de Deus a humanidade, e como tal ela ensina a nós tudo o que é necessário para a nossa salvação do pecado. Os protestantes vêem a Bíblia como o padrão pelo qual todo comportamento cristão deverá ser medido. Comumente se refere a esta crença como Sola Scriptura e é uma das ''Cinco Solas'' (sola é a palavra latina para ''única'') que veio da Reforma Protestante como resumo de algumas diferenças importantes entre católicos e protestantes.
Apesar de ver muitos versos na Bíblia que estabelecem sua autoridade e sua suficiência em todas as questões de fé e prática, um dos mais claros é II Timóteo 3:16-17, onde vemos que ''Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.'' Os católicos, por outro lado, rejeitam a doutrina da Sola Scriptura e não creem que somente a Bíblia seja suficiente. Ele creem que tanto a Bíblia como a sagrada tradição católica romana, igualmente se combinam no Cristianismo. Muitas doutrinas católicas romanas, tais como a do purgatório, orações aos santos, adoração ou veneração a Maria, etc, têm poucas ou nenhuma base nas Escrituras, mas são baseadas apenas nas tradições da Igreja Católica Romana. Essencialmente, a posição da Igreja Católica Romana de negar a Sola Scriptura e sua insistência em que tanto a Bíblia quanto suas ''Tradições Sagradas'' se equivalem em autoridade enfraquece a suficiência, autoridade e integridade da Bíblia. A visão que se tem das Escrituras está na raiz de muitas, se não todas, as diferenças entre católicos e protestantes.
Outra grande diferença entre Catolicismo e Protestantismo é a que diz respeito a posição e autoridade do papa. De acordo com o Catolicismo, o papa é o ''vicário de Cristo'' (vicário significa substituto), e toma o lugar de Jesus como líder visível da igreja. Como tal ele tem a capacidade de falar ex cathedra (com autoridade em assuntos de fé e prática), e quando ele o faz, seus ensinamentos são considerados como não passíveis de erro, devendo ser obedecidos por todos os cristãos. Por outro lado, os protestantes creem que nenhum ser humano está livre de erros e que somente Cristo é o líder da igreja. Os católicos confiam na sucessão apostólica como uma forma de tentar estabelecer a autoridade do papa. Mas os protestantes creem que a autoridade da igreja não vem da sucessão apostólica, mas sim da Palavra de Deus. O poder espiritual e a autoridade não está nas mãos de simples homens, mas na própria Palavra de Deus registrada nas Escrituras. Apesar de o Catolicismo ensinar que somente a Igreja Católica pode, de forma apropriada e correta, interpretar a Bíblia, os protestantes creem que a Bíblia ensina que Deus enviou o Santo Espírito para habitar todos os cristãos renascidos, dando a eles capacidade para que compreendam a mensagem da Bíblia.
Isto pode ser claramente visto em passagens como João 14:16-17: ''E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o mundo não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará e vós''. (Veja também João 14:26 e I João 2:27). Apesar de o Catolicismo ensinar que somente a Igreja Católica Romana tem a autoridade e poder de interpretar a Bíblia, o Protestantismo reconhece a doutrina bíblica do sacerdócio de todos os crentes, e que cristãos individuais pode confiar no Espírito Santo para que os guie em ler e interpretar a Bíblia por si mesmos.
A terceira maior diferença entre o Catolicismo e Protestantismo é como a pessoa é salva. Outra das ```cinco solas´´ da reforma era a Sola Fide (somente pela fé), que a firme a doutrina bíblica da justificação somente pela graça, através somente da fé, por causa somente de Cristo (Efésios 2:8-10). Contudo, de acordo com o Catolicismo Romano, o homem não pode ser salvo somente pela fé, somente em Cristo. Eles ensinam que o Cristianismo deve confiar na fé mais ``obras de mérito´´ para salvação, que são: Batismo, Crisma, A Eucaristia, Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio. Os protestantes creem que baseados na fé apenas em Cristo, os crentes são justificados por Deus, quando todos os seus pecados são pagos por Cristo na cruz e Sua justiça é a eles imputada. Os católicos, por outro lado, creem que a justiça de Cristo é concedida ao crente pela ``graça através da fé´´, mas em si mesma não é suficiente para justificar o crente. O crente deve ``suplementar´´ a justiça de Cristo a ele concedida com obras méritórias
Outra grande diferença entre Catolicismo e Protestantismo é a que diz respeito a posição e autoridade do papa. De acordo com o Catolicismo, o papa é o ''vicário de Cristo'' (vicário significa substituto), e toma o lugar de Jesus como líder visível da igreja. Como tal ele tem a capacidade de falar ex cathedra (com autoridade em assuntos de fé e prática), e quando ele o faz, seus ensinamentos são considerados como não passíveis de erro, devendo ser obedecidos por todos os cristãos. Por outro lado, os protestantes creem que nenhum ser humano está livre de erros e que somente Cristo é o líder da igreja. Os católicos confiam na sucessão apostólica como uma forma de tentar estabelecer a autoridade do papa. Mas os protestantes creem que a autoridade da igreja não vem da sucessão apostólica, mas sim da Palavra de Deus. O poder espiritual e a autoridade não está nas mãos de simples homens, mas na própria Palavra de Deus registrada nas Escrituras. Apesar de o Catolicismo ensinar que somente a Igreja Católica pode, de forma apropriada e correta, interpretar a Bíblia, os protestantes creem que a Bíblia ensina que Deus enviou o Santo Espírito para habitar todos os cristãos renascidos, dando a eles capacidade para que compreendam a mensagem da Bíblia.
Isto pode ser claramente visto em passagens como João 14:16-17: ''E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o mundo não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará e vós''. (Veja também João 14:26 e I João 2:27). Apesar de o Catolicismo ensinar que somente a Igreja Católica Romana tem a autoridade e poder de interpretar a Bíblia, o Protestantismo reconhece a doutrina bíblica do sacerdócio de todos os crentes, e que cristãos individuais pode confiar no Espírito Santo para que os guie em ler e interpretar a Bíblia por si mesmos.
A terceira maior diferença entre o Catolicismo e Protestantismo é como a pessoa é salva. Outra das ```cinco solas´´ da reforma era a Sola Fide (somente pela fé), que a firme a doutrina bíblica da justificação somente pela graça, através somente da fé, por causa somente de Cristo (Efésios 2:8-10). Contudo, de acordo com o Catolicismo Romano, o homem não pode ser salvo somente pela fé, somente em Cristo. Eles ensinam que o Cristianismo deve confiar na fé mais ``obras de mérito´´ para salvação, que são: Batismo, Crisma, A Eucaristia, Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio. Os protestantes creem que baseados na fé apenas em Cristo, os crentes são justificados por Deus, quando todos os seus pecados são pagos por Cristo na cruz e Sua justiça é a eles imputada. Os católicos, por outro lado, creem que a justiça de Cristo é concedida ao crente pela ``graça através da fé´´, mas em si mesma não é suficiente para justificar o crente. O crente deve ``suplementar´´ a justiça de Cristo a ele concedida com obras méritórias