segunda-feira, 7 de julho de 2014

SENHORA, PADROEIRA E CORREDENTORA (?) - Parte 1

A santa e humilde Maria nunca desejou  tomar o lugar do Salvador, do Filho de Deus. A sua posição foi de serva ciente de sua missão, a missão de trazer a luz a Luz do mundo, o Pão da vida, o Verbo de Deus. Até nas suas palavras a mãe de Jesus foi discreta. O registro mais extenso das palavras por ela pronunciada está em lucas 1:46-55, sob o título ''O cântico de Maria''. Nessa oração, como já vimos atrás, Maria se mostra muito feliz e agraciada a Deus por haver sido agraciada com tão nobre missão:
''Pois olhou para a humildade de sua serva. Desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada''.
Nos versículos 46 e 47, Maria se declara necessitada de salvação:
''A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador''.
Não se encontra nas Escrituras qualquer tipo de adoração a Maria, ou qualquer ensino nesse sentido. Muitas pessoas interpretam mal o título ''Bem-aventurada''. Uma pessoa bem aventurada quer dizer uma pessoa feliz, ditosa e bendita. É o estado ''daqueles, que por seu relacionamento com Cristo e com  sua Palavra, receberam de Deus o amor, o cuidado, a salvação e sua presença diária. O arcanjo Gabriel disse:
''Bendita és tu ENTRE as mulheres'' e não bendita ACIMA das mulheres. A mesma declaração foi feita por Isabel a Maria acrescentando: ''... e bendito o fruto do teu ventre'' (Lucas 1:42). E a própria Maria afirmou que ''desde agora todas as gerações  me chamarão bem-aventurada''.(Lucas 1:48)
Jesus, no ''Sermão da Montanha'', chamou de ''BEM-AVENTURADOS'' os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome de sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguição por causa da justiça, e os perseguidos por causa dele. (Mateus 5:3-11)

E bem-aventurada é Maria em razão da missão a ela confiada. Então, nós salvos somos bem-aventurados, isto é, somos felizes porque somos agraciados com bênçãos de Deus. Não há a menor possibilidade de, após a nossa morte - a morte dos bem-aventurados - chegarmos a condição elevado do Senhor ou Senhora, Pai ou Mãe de todos. Vejamos o que diz a Bíblia: ''Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor'', ''Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração''. (Deuteronômio 6:4-6)
Este mandamento foi confirmado por Jesus, quando afirmou que não existia outro mandamento maior do que este. (Marcos 12:30-31), porque que ama cumpre a Lei Moral. Ora, um coração completamente cheio do amor a Deus não possui espaço para adorar outros deuses, seja ''senhor''ou ''senhora'', ou qualquer outra pessoa falecida. Ademais, fazer pedidos aos mortos e acreditar que eles sejam mensageiros de Deus, faz parte da doutrina espírita.
''Eu e a minha casa serviremos ao Senhor... nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos aos outros deuses.'' (Josué 24:14-16). Devemos confiar no Senhor e somente a Ele dirigir nossas súplicas. Em nenhum parte da Bíblia a santa Maria é elevada a posição de Senhora, Padroeira, Protetora ou Corredentora. Nenhum homem ou mulher pode, depois da morte física, receber tal sublimação. Quem morreu em nosso lugar foi Jesus, e Ele não divide sua obra redentora com mais ninguém.

''E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu existe nenhum outro nome, dado entre os nomes, pelo qual importa que sejamos salvos''. (Atos 4:12)
''Eu sou o Senhor; este é o meu nome! A minha glória a outrem não darei, nem o meu louvor as imagens de escultura.'' (Isaías 42:8)
Mas, pela ``palavra´´ da Tradição, Maria cooperou na obra do Salvador e hoje, no céu, é instrumento de salvação:
''Mas seu papel em relação a igreja e a toda a humanidade vai mais longe. De modo inteiramente singular, pela obediência, fé e esperança e ardente caridade, ela cooperou na obra do Salvador para restauração da vida sobrenatural das almas''. (C.I.C. p. 273, #968)
''Assunta aos céus, não abandonou este múnus salvífico, mas, por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna''. (C.I.C. p.274, #969) Entenda-se como ''múnus salvífico'' a função de salvar, de corredentora.

TEXTO RETIRADO DO LIVRO ''A verdade sobre Maria'' - Pastor Airton Evangelista da Costa







Nenhum comentário:

Postar um comentário