sábado, 5 de julho de 2014

Deus,O Espírito Santo

O Espírito Santo é chamado de Deus

''Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste  no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus'' (Atos 5:3-4).

Visto que Ele se chama Deus, o Espírito Santo é igual a Deus o Pai e a Jesus Cristo, o Filho. Jesus está sendo batizado, o Espírito Santo desce sobre Ele, e Deus fala:

''Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo'' (Mateus 3:16-17)

Antes de voltar ao céu depois de Seu ministério na terra na terra, Jesus falou do Espírito Santo:

''Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim'' (João 15:26).

A apóstolo Paulo falou na natureza trina do Espírito Santo:

''Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível a lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado'' (Romanos 8:2-3).

O apóstolo Paulo falou da trindade de Deus em seus escritos:

''A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós'' (2 Co 13:13 ou 14).

''Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito'' (Efésios 2:18).

O apóstolo Pedro também falou da natureza trina de Deus:

''Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus'' (1 Pedro 4:14)

O livro de Atos também atesta a natureza trina de Deus:

''Exaltado, pois, a destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis'' (Atos 2:33).
                                               
                                                     A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO

Como parte da trindade de Deus, o Espírito Santo tem uma natureza especial. Quando nós falamos de Sua natureza nós queremos dizer as qualidades básicas que o descrevem. A Bíblia ensina que o Espírito Santo é:

ONIPRESENTE:

Isto significa que Ele está presente por todo lugar:

''Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?''
(Salmos 139:7).

ONISCIENTE:

Isto significa que Ele conhece todas as coisas:

''Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus'' (1 Coríntios 2:10-11).

ONIPOTENTE:

Isto significa que o Espírito Santo é todo-poderoso:

''Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus''
(Salmos 62:11).

''Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra'' (Atos 1:8).

ETERNO:

Isto significa que Ele é eterno. Ele não teve nenhum princípio e não terá nenhum fim:

''Muitas mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu se mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!'' (Hebreus 9:14).

A natureza eterna do Espírito Santo pode ser ilustrada por um círculo. O círculo não tem nenhum ponto de início ou fim, mas ele existe:

                                                               A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é parte da natureza trina de Deus, porém o Espírito Santo também tem uma natureza individual. A Bíblia revela que o Espírito Santo...

TEM UMA MENTE:

''E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos'' (Romanos 8:27).

ESQUADRINHA A MENTE HUMANA:

''Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus'' (1 Coríntios 2:10).

TEM UMA VONTADE:

''Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas as coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente'' (1 Coríntios 12:11).

A vontade do Espírito Santo guia os crentes por negar-lhe a permissão a certas ações:

''E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu'' (Atos 16:6-7).

A vontade do Espírito Santo também guia os crentes concedendo a permissão:

''Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado pra lhes anunciar o evangelho'' (Atos 3:10).

FALA:

Ele falou a Felipe:

''Então, disse o Espírito a Felipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o''
(Atos 8:29).

Ele falou a Pedro:

''Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram'' (Atos 10:19).

Ele falou aos anciãos da cidade de Antioquia:

''E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e 
Saulo para a obra a que os tenho chamado''
(Atos 13:2).

Os capítulos 2 e 3 de Apocalipse registram várias mensagens faladas pelo Espírito Santo as sete igrejas na Ásia.

AMA:

''Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor'' (Romanos 15:30).

INTERCEDE:

Um dos traços da personalidade do Espírito Santo é que Ele é um intercessor. Isto significa que Ele ora a Deus em nome de outrem:

''Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis'' (Romanos 8:26).

                                                                 A SENSIBILIDADE DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo tem uma natureza sensível. Isto significa que Ele tem sentimentos que pode ser afetados pelas ações do homem. Devido a natureza sensível do Espírito Santo, a Bíblia adverte que você não deve:

MENTIR AO ESPÍRITO SANTO:

''Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura. não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus'' (Atos 5:3-4).

RESISTIR AO ESPÍRITO SANTO:

Resistir ao Espírito Santo é não se entregar a Ele quando Ele tenta ministrar em sua vida:

''Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis'' (Atos 7:51).

APAGAR O ESPÍRITO:

Você apaga o Espírito Santo quando você se nega a fazer o que o Espírito Santo o mandou fazer.

A palavra ``apagar´´ é usada em outra parte na Bíblia em referência a apagar um fogo. Quando você apaga o Espírito Santo ele detém o fluxo se Seu poder dentro de você. É como atirar água sobre um fogo. A Bíblia adverte:

''Não apagueis o Espírito'' (1 Tessalonicenses 5:19).

REBELAR-SE CONTRA O ESPÍRITO:

 Apagar o Espírito Santo é não fazer o que o Espírito Santo nos manda fazer. Rebelar-se contra o Espírito Santo é fazer algo que o Espírito Santo não quer que nós façamos. A nação de Israel se rebelou contra o Espírito Santo:

''Quantas vezes se rebelaram contra ele no deserto e na solidão o provocaram!'' (Salmos 78:40).







sexta-feira, 4 de julho de 2014

Cristo é o único caminho para a salvação?

ATOS 4:12 - Cristo é o único caminho para a salvação?

PROBLEMA: Pedro declara que ''não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos''. Mas não é isso um exclusivismo estreito? O que dizer aos pagãos sinceros ou as budistas? Deus vai mandá-los para o inferno?

SOLUÇÃO: Várias observações são relevantes nessa questão. Primeiramente, a sinceridade não é um bom teste de verdade. Muita gente pode e tem estado sinceramente errada em muitas coisas (Pv 14:12).

Segundo, toda verdade é exclusiva. A verdade que ''dois mais três são cinco'' é muito exclusiva também. Ela não permite nenhuma outra conclusão. O mesmo é verdade a respeito de afirmativas de valor, tais como ''racismo é errado'' e ''não se deve ser cruel''. Tais afirmações não aceitam nenhuma alternativa.

Terceiro, toda declaração de uma verdade é exclusiva. Por exemplo, se o humanismo é verdadeiro, então todo humanismo é falso. Se o ateísmo é verdadeiro, então todos os que acreditam em Deus estão errados. Toda afirmativa de uma verdade exclui a que lhe é oposta. Portanto se Jesus é o único caminho para Deus, então não há outros caminhos. Isso não é mais exclusivo do que nenhuma outra afirmativa. A questão é se tal declaração é verdadeira.

Quando, Jesus e o NT com toda clareza e repetidamente enfatizam Jesus é o único caminho para a salvação. (1) Jesus disse: ''Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim'' (Jo 14:6).

Jesus declarou também ser a porta (Jo 10:9), insistindo que ''o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas... esse é ladrão e salteador'' (v 1) (3) O apóstolo Pedro acrescentou: ''E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos'' (At 4:12). (4) Paulo, ainda, argumentou que ''há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem'' (I Tm 2:5)

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e ''Contradições'' da Bíblia. Normam Geisler - Thomas Howe


quarta-feira, 2 de julho de 2014

O Valor de uma Alma para Deus?

O ser humano é formado por: Corpo, Alma e Espírito. O Corpo é a estrutura visível, que se deteriora com a passar dos anos, ele é finito, o espírito é parte espiritual do homem que se comunica com Deus, a alma é o centro das emoções e da vontade; a alma e o espíritos são eternos. Quando Deus disse: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gênesis 1:26), e o que torna o homem a imagem e semelhança de Deus são os atributos comunicáveis de Deus permitindo que ele, o homem, tenha vontade, intelecto e sentimento.

Assim como é preciso cuidar do corpo, a alma também requer um cuidado todo especial, a sociedade se preocupa muito com o que se vê, o corpo, esquecendo-se da alma, sendo que a alma é eterna e o corpo finito. A preocupação com Deus em relação aos seres humanos  no tocante a salvação é como alma e não com o corpo.

Você já parou para pensar que você tem uma alma e que ela tem um valor muito alto para Deus?
A primeira coisa que é preciso entender é que você tem uma alma, mesmo sem ela ver dentro de você. Em segundo lugar é que ela tem um valor enorme para Deus, Ele entregou seu único Filho a morte para que hoje você pudesse viver (João 3:16). O valor que a sua alma tem para Deus nada neste mundo pode pagar. Foi preciso um justo morrer em seu lugar e derramar todo o seu sangue em favor de sua alma seu nome é JESUS.

Apocalipse 5:9 - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno é de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

Agora que você entende que tem uma alma, ela precisa de Deus a única forma de saciar o vazio é vivendo para Deus. Todo ser humano dentro dele existe um vazio que nada neste mundo consegue preencher, é por este motivo que várias pessoas recorrem ao mundo dos vícios para tentar fugir, preencher este vazio. É uma busca vã, pois este vazio é do tamanho de Deus, só através de Jesus é possível ser completo e feliz. Salmos 42:2 - A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

''Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus'' (I Coríntios 6:20).

Quando Jesus olha para você Ele não lhe vê como a sociedade, Ele vê como uma pessoa que necessita da sua graça e misericórdia. Não ha´nada que você possa fazer para que Deus te ame ou deixe de lhe amar. Ele já te ama o bastante e a prova deste amor é o sacrifício de Jesus no Calvário.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Adorar em Espírito e Verdade

Quando chegamos  aos cultos, ou em especial nos cultos de domingo, ouvimos sempre das pessoas que estão dirigindo ao culto, ''vamos ouvir o ministério louvor e adoração''.

Ao passarmos pelo Evangelho de João vemos um dialogo de Jesus com uma mulher samaritana, dialogo que nos ensina algumas verdades, sobre a adoração e o louvor que o Senhor deseja de seu povo.Nos últimos tempos  temos visto uma defasagem muito grande com relação aos louvores que temos apresentado nos cultos ao Senhor.Muitos líderes de louvor tem permitido o mundo invadir o seu ministério.Canções que não tem nenhum conteúdo bíblico, nenhuma base com a palavra de Deus e isso tem prejudicado e destruído muitos ministérios da igreja do Senhor.

Voltando ao nosso tema louvor e adoração,Jesus cansado da viagem para em frente um poço quando ali se encontra com aquele mulher samaritana,puxando algum assunto ele se depara com alguns pontos.

Primeiras tradições.
(João 4:9) A mulher samaritana lhe perguntou: ''Como o senhor,sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?'' (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.)

Tradições que nos afastam nos impede de conhecer o verdadeiro Deus e a verdadeira adoração.Isso tem acontecido com ministérios que tem vivido mais as tradições do que o verdadeiro Deus.

Segunda falta de conhecimento.
Jesus lhe respondeu: ''Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva'' (João 4:10) Qual o conhecimento que temos tido de Deus? Jesus fez uma colocação muito importante, se você conhecesse você conhece o Jesus que ''você tem adorado''? Podemos fazer outra pergunta.Como conhecemos a esse Jesus que nos conduz a verdadeira adoração? Muitas vezes temos oferecido coisas condenadas ao Senhor, coisa que o Senhor já condenou nós com a nossa mente e os nosso olhos fechados, não temos observados alguns pontos importantes no momento de adorarmos a um Deus soberano,terrível e grande.(João 4:12) ''acaso o senhor é maior que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?''
Muitas vezes não enxergamos essa grandeza do nosso Salvador e oferecemos qualquer coisa no seu altar.

(João 4:13-15) quando vivemos em tradições, e não vivemos prosseguindo a conhecer a Jesus a tendência é sempre estarmos vazios de Deus e cheios do nosso eu.Mas quando conhecemos o nosso Deus, uma fonte transborda em nossa vida para a vida eterna, quando bebemos dessa fonte, isso nos faz conhecer o verdadeiro Deus e a verdadeira adoração

''Jesus respondeu: ''Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna''. A mulher lhe disse: ''Senhor , dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água''. (João 4:13-15)

Agora estamos vendo um ministério cheio do poder de Deus, mas ainda falta alguma coisa, pra concluirmos esse tema. (João 4:20) ''Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar''. O lugar da adoração, onde devemos adorar, como devemos adorar, a mulher mostrou claramente que ela foi ensinada e conduzida para locais e rituais de adoração, o que tem acontecido hoje? Quem está te conduzindo a adoração, como tem sido a atitude deste guia para você tem seguido, não estou falando aqui do seu líder, mas de sua mente, como ela tem te guiado? De que maneira você tem buscado o Senhor? Nossos antepassados, muitas vezes olhamos para as tradições, para as pessoas, os modelos de adoração que outras pessoas tem apresentado e nós temos seguidos alguns modelos pagãos e não temos percebido, ou buscado na Palavra de Deus qual o verdadeiro modelo de adoração que ele aceita.

Jesus declarou: ''Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.'' (João 4:21) Jesus mostra neste ponto que a localização do adorador não é nem remotamente mais importante que a atitude do adorador. Deus ele tem observado nossas atitudes. Quer um exemplo? (Gênesis 4:7) ''Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado ameaça a porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo''. Atitudes que nos condenam diante do Rei. Caim foi apresentar uma oferta ao Senhor, mas as sua atitudes eram más. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta, observe que primeiro o Senhor agradou-se da vida, para depois agradar-se da oferta, seguindo o texto diz, ao passe que de Caim não se agradou o Senhor e nem de sua oferta. Veja que a pessoa está em primeiro lugar, o intuito do coração. As suas atitudes no momento de adorar tem sido boas ou, más?

(João 4:22) ''Vocês, samaritanos adoram o que não conhecem; nos adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus''. Vocês samaritanos adoram o que não conhecem. Isso é uma palavra muito forte, para os nossos dias, muitos tem falado que adora o Senhor, que é apaixonada pelo Senhor, que não consegue viver sem o Senhor, tem muitas letras de novos artistas, podemos colocar desse modo, artistas que se dizem adoradores, quando não são, letras distante da Palavra da Verdade. Quando Jesus disse pra aquela mulher vocês adoram o que não conhecem, porque a salvação vem dos Judeus, ele sabia o que estava falando. Muitos hoje têm gritado sou apaixonado por ti Senhor, mas não conhecem a Deus. Pra adorar a Deus precisamos conhecer e entender o que a sua Palavra diz, quando ele fala em Espírito e em Verdade, a verdade que ele está se referindo e a palavra de Deus. Precisamos conhecer dentro de sua palavra o modelo que ele deseja ser adorado., eu não posso adorar a Deus com atitudes erradas, ou com criações minhas, tenho que adorá-lo de acordo com a sua palavra. ''No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade'' (João 4:23-24). No entanto está chegando e de fato já chegou. ELE JESUS O VERBO QUE SE FEZ CARNE, estava ali naquele momento, ele chegou agora temos o caminho para a adoração, Jesus nosso guia, o guia que nos conduz ao Pai.

Em Espírito, para adoração não dependemos de espaço físico. ''Deus é Espírito'' significa que o espaço físico não limita. Está presente em todo o lugar e pode adorar-se e pode adorar em qualquer lugar, a qualquer hora. Não é onde adoramos o que conta, a não ser como adoramos. É nossa adoração em espírito e na verdade? Tem ajuda do Espírito Santo? Como nos ajuda o Espírito Santo na adoração? O Espírito Santo intercede por nós (Rm 8:26), ensina-nos as palavra de Cristo (Jo 14:26) e nos ajuda a nos sentir amados (Rm 5:5).

Espero que esse texto te ajude a encontrar, ou seja, Deus encontrar em você um verdadeiro adorador.

Que Deus nos abençoe e ache em nós um verdadeiro adorador.