sábado, 5 de julho de 2014

Deus,O Espírito Santo

O Espírito Santo é chamado de Deus

''Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste  no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus'' (Atos 5:3-4).

Visto que Ele se chama Deus, o Espírito Santo é igual a Deus o Pai e a Jesus Cristo, o Filho. Jesus está sendo batizado, o Espírito Santo desce sobre Ele, e Deus fala:

''Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo'' (Mateus 3:16-17)

Antes de voltar ao céu depois de Seu ministério na terra na terra, Jesus falou do Espírito Santo:

''Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim'' (João 15:26).

A apóstolo Paulo falou na natureza trina do Espírito Santo:

''Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível a lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado'' (Romanos 8:2-3).

O apóstolo Paulo falou da trindade de Deus em seus escritos:

''A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós'' (2 Co 13:13 ou 14).

''Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito'' (Efésios 2:18).

O apóstolo Pedro também falou da natureza trina de Deus:

''Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus'' (1 Pedro 4:14)

O livro de Atos também atesta a natureza trina de Deus:

''Exaltado, pois, a destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis'' (Atos 2:33).
                                               
                                                     A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO

Como parte da trindade de Deus, o Espírito Santo tem uma natureza especial. Quando nós falamos de Sua natureza nós queremos dizer as qualidades básicas que o descrevem. A Bíblia ensina que o Espírito Santo é:

ONIPRESENTE:

Isto significa que Ele está presente por todo lugar:

''Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?''
(Salmos 139:7).

ONISCIENTE:

Isto significa que Ele conhece todas as coisas:

''Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus'' (1 Coríntios 2:10-11).

ONIPOTENTE:

Isto significa que o Espírito Santo é todo-poderoso:

''Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus''
(Salmos 62:11).

''Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra'' (Atos 1:8).

ETERNO:

Isto significa que Ele é eterno. Ele não teve nenhum princípio e não terá nenhum fim:

''Muitas mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu se mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!'' (Hebreus 9:14).

A natureza eterna do Espírito Santo pode ser ilustrada por um círculo. O círculo não tem nenhum ponto de início ou fim, mas ele existe:

                                                               A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é parte da natureza trina de Deus, porém o Espírito Santo também tem uma natureza individual. A Bíblia revela que o Espírito Santo...

TEM UMA MENTE:

''E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos'' (Romanos 8:27).

ESQUADRINHA A MENTE HUMANA:

''Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus'' (1 Coríntios 2:10).

TEM UMA VONTADE:

''Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas as coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente'' (1 Coríntios 12:11).

A vontade do Espírito Santo guia os crentes por negar-lhe a permissão a certas ações:

''E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu'' (Atos 16:6-7).

A vontade do Espírito Santo também guia os crentes concedendo a permissão:

''Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado pra lhes anunciar o evangelho'' (Atos 3:10).

FALA:

Ele falou a Felipe:

''Então, disse o Espírito a Felipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o''
(Atos 8:29).

Ele falou a Pedro:

''Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram'' (Atos 10:19).

Ele falou aos anciãos da cidade de Antioquia:

''E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e 
Saulo para a obra a que os tenho chamado''
(Atos 13:2).

Os capítulos 2 e 3 de Apocalipse registram várias mensagens faladas pelo Espírito Santo as sete igrejas na Ásia.

AMA:

''Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor'' (Romanos 15:30).

INTERCEDE:

Um dos traços da personalidade do Espírito Santo é que Ele é um intercessor. Isto significa que Ele ora a Deus em nome de outrem:

''Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis'' (Romanos 8:26).

                                                                 A SENSIBILIDADE DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo tem uma natureza sensível. Isto significa que Ele tem sentimentos que pode ser afetados pelas ações do homem. Devido a natureza sensível do Espírito Santo, a Bíblia adverte que você não deve:

MENTIR AO ESPÍRITO SANTO:

''Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura. não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus'' (Atos 5:3-4).

RESISTIR AO ESPÍRITO SANTO:

Resistir ao Espírito Santo é não se entregar a Ele quando Ele tenta ministrar em sua vida:

''Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis'' (Atos 7:51).

APAGAR O ESPÍRITO:

Você apaga o Espírito Santo quando você se nega a fazer o que o Espírito Santo o mandou fazer.

A palavra ``apagar´´ é usada em outra parte na Bíblia em referência a apagar um fogo. Quando você apaga o Espírito Santo ele detém o fluxo se Seu poder dentro de você. É como atirar água sobre um fogo. A Bíblia adverte:

''Não apagueis o Espírito'' (1 Tessalonicenses 5:19).

REBELAR-SE CONTRA O ESPÍRITO:

 Apagar o Espírito Santo é não fazer o que o Espírito Santo nos manda fazer. Rebelar-se contra o Espírito Santo é fazer algo que o Espírito Santo não quer que nós façamos. A nação de Israel se rebelou contra o Espírito Santo:

''Quantas vezes se rebelaram contra ele no deserto e na solidão o provocaram!'' (Salmos 78:40).







Nenhum comentário:

Postar um comentário