quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

As Santas Escrituras - Bíblia Hebraica

                                      As Santas Escrituras - Kitvei Hakodesh


                                                           

                                                               

A Bíblia Hebraica é chamada de Tanakh (às vezes transliterado como Tanach em português), um acrônimo para Torah (ensino), Nevi'im (profetas) e Ketuvim (escritos).

Notas:

 * Alguns Judeus se referem a toda a Bíblia Hebraica (Kitvei Hakodesh) simplesmente como a Torah -- sem fazer a distinção das divisões acima.

* Embora o Antigo Testamento Cristão seja o resultado da canonização das escrituras judaicas, a ordem dos livros na Tanakh não é idêntica ao Antigo Testamento Cristão (embora o conteúdo seja o mesmo), e capítulos e versículos e referências nem sempre são idênticas entre o Antigo Testamento e o Tanakh.

* Alguns judeus se referem à Torá e Nakh - referindo-se ao Nevi'im e Ketuvim como separado da Torá escrita (ou seja: Nakh).

* Tradicionalmente, as leituras semanais da Torá (chamadas de parashiyot) de toda a Torá são concluídas durante um ano. Leituras de Nevi'im semanais são conhecidas como haftarah.

* A maioria dos judeus colocam a Lei Oral (Talmud) e a halachá (Decisões rabínicas)


 B'rit Hadashah


O Novo Testamento é chamado de B'rit Hadashah em Hebraico (בְּרִית חֲדָשָׁה), que significa ''Nova Aliança'' (a palavra B'rit significa ''aliança'' e Hadashah significa ''novo''). Como o Tanakh, ele pode ser dividido em três partes principais: Evangelhos / Atos (correspondente a Torah), Cartas (correspondendo aos Ketuvim), e Apocalipse (correspondendo aos Nevi'im).

Notas:

* Assim como se passaram 400 anos do silêncio antes de Adonai ter enviado Moisés para libertar Israel de sua escravidão do Faraó, assim houve 400 anos de silêncio antes de Adonai ter enviado ter enviado o Seu próprio Filho, Yeshua o Mesías, para libertar totalmente Israel de sua escravidão do pecado final e morte. O próprio Moisés predisse a vinda do Messias (veja Deuteronômio 18:18).

* Alguns crentes messiânicos pensam que a ordem dos livros B'rit Hadashah deve ser reformulado de modo que as ''epístolas hebraicas'' (ou seja, os oito cartas às comunidades messiânicas) apareçam antes das cartas paulinas. Por quê? Porque a mensagem da Boa Nova da Redenção é ''primeiramente ao judeu, e também ao grego'', como o próprio Paulo observa na carta aos Romanos (Rm 1:16; 2:10).

* O Novo Testamento foi escrito originalmente em (koiné) Grego, não é hebraico. Existem vários hebreus Novos Testamentos que foram traduzidos do grego. Este site baseia-se no Novo Testamento Hebraico (Sociedade Para Distribuição das Escrituras Hebraicas), 1886/1999 e O Novo Testamento em Hebraico (Sociedade Bíblica Trinitáriana), 1966/ 1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário