sexta-feira, 18 de abril de 2014

Não suportarão a Sã doutrina


2 Timóteo 4:1-5

Exortação do apóstolo Paulo ao seu filho na fé Timóteo e a todos nós,filhos de Deus.

''Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo que há de julgar os vivos e os  mortos,na sua  vinda e no seu reino, que pregues a palavra,instes a tempo e fora do tempo, redarguas, repreenda, exortes, com toda longanimidade e doutrina.Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina;mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade,voltando as fábulas.Mas tu,sê sóbrio em tudo,sofre as aflições,faze a obra de um evangelista,cumpre o teu ministério'' (2 Timóteo 4:1-5)

No decurso da História da igreja sempre houve aqueles que não amam a sã doutrina.A medida que o fim se aproxima,a situação nesse sentido ficará pior,costumo dizer que os sinais para os cristãos não estão fora da igreja,mas dentro da igreja,basta olhar a decadência doutrinária e o abandono da verdade,igrejas e pastores que pregavam a santificação do corpo,alma e espírito hoje dizem que Deus quer somente sua alma alegando que o corpo não serve para nada,essa posição é anti-bíblica e faz dessas igrejas e pastores inimigos da verdade,E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo;e todo vosso espírito,e alma, e corpo,sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.(1 Tessalonicenses 5:23)

Vamos analisar algumas partes desse texto,principalmente os versículos 3 e 4.

1) ''Não sofrerão a sã doutrina'':
Muitos professarão ser cristãos,frequentando ''igrejas'' (denominações) e mostrarão que serve a Deus,mas não aceitarão a fé apostólica original do NT,nem os exemplos do heróis da fé do AT,nem as exigências bíblicas ordenando que o crente separe-se do pecado, vivendo em vaidades.

''Porque não me envergonho do evangelho de Cristo,pois é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê;primeiro do judeu,e também do grego'' Rm 1:16

2) ''Desviarão os ouvidos da Verdade'':
A autêntica pregação bíblica de um homem ou mulher de Deus não mais será aceita em muitas igrejas,aliás isso já acontece.Os desviados da verdade desejarão sermões que apresentem um evangelho menos exigente que não fale do inferno,do juízo final,da ira de Deus....


''Que aprendem sempre,e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.E como Janes e Jambres resistiram a Moisés,assim  também estes resistem a verdade,sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto a fé.'' 2 Tm 3:7-8
''Contendas de homens corruptos  de entendimento, e privados da verdade,cuidando que a piedade seja causa de ganho;aparta-te dos tais'' 1 Tm 6:5
''Não dando ouvidos a fábulas judaicas,nem os mandamentos de homens que se desviam da verdade.'' Tt 1:14

Já na aceitarão trechos da Palavra de Deus que tratam de arrependimento,pecado,perdição,necessidade de santidade e de separação do mundo,usam textos do antigo testamente para apoiar seus desejos por prosperidade,para assim terem condições de gozar dos prazeres deste mundo.

''E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação,pela fé que há em Cristo Jesus.''Toda a Escritura é divinamente inspirada,e proveitosa para ensinar,para redarguir,para corrigir,para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito,e perfeitamente instruído para toda a boa obra.'' 2 Tm 3:15-17
''Os profetas profetizam falsamente,e os sacerdotes pelas mãos deles,e o meu povo assim o  deseja,mas que fareis ao fim disto.'' Jeremias 5:31
''E eis que tu és para eles uma canção de amores,de quem tem voz suave,e que bem tange;porque ouve a tuas palavras.mas não as põem por obra.'' Ezequiel 33:32

3) ''Amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências'':
A precisão da profecia bíblica é sem igual,amontoarão; ou terão muitos,bastante,inumeráveis.É o que se vê  em cerca de 80% dos ministérios hoje,os pastores pregam o que agrada ao público,então são aclamados,quem sabe você não está gostando do que está lendo,com certeza vai encontrar muitos pastores,muitos programas de rádio,muitos programas de tv chamados (evangélicos) que lhe dirão coisas como:o problema não é a tv,mas o seu coração,Deus quer é seu coração,só não exagere na maquiagem,não vai pintar o cabelo de azul né,pode torcer para um time de futebol,porém sem muito fanatismo,Deus não vai jogar alguém no inferno por causa de um brinco né,por-favor,nada te separa do amor de Deus,nem o pecado,Deus ta lá preocupado com o que você veste,ele está preocupado com a sua alma...... é uma infinidade de desculpas e lisonjeias que os porta-vozes do diabo usam para agradar o povo e satisfazer os seus desejos pelos prazeres do mundo.

''Conserva o modelo de tuas palavras que de mim tens ouvido,na fé e no amor que há em Cristo Jesus.Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.'' 2 Tm 1:13-14

Mas buscarão os que toleram seus desejos egoístas e mundanos.Escolherão pregadores com dons de oratória,com habilidades de divertir o povo,e com uma mensagem que lhes assegure que é possível ser crente e continuar vivendo sendo adorados do futebol, tv, teatro e entretenimentos mundanos e mesmo assim serem salvos.
O Espírito Santo adverte todos que permanecem fiéis a Deus e sem submetem a Sua palavra,que lhes aguaram perseguição e sofrimento por amor a justiça.Além disso,devem separar-se das pessoas,das igrejas,e das instituições religiosas que negam o poder de Deus para a salvação,e que pregam um evangelho modificado (Gálatas 1:9; 1 Tm 4:1,2; 2Pe 2:1; Jd 3; Ap 2:24)




Nenhum comentário:

Postar um comentário