segunda-feira, 3 de março de 2014

Jesus Cristo está acima dos Anjos

          Jesus é o Filho, os anjos são ministros,Jesus está intimamente unido a Deus e,ao mesmo tempo,está próximo aos homens e solidário com eles.Os santos,mais do que intercessores,são testemunhas que procuraram ser fiéis no seguimento de Cristo,tornando-se exemplos concretos que nos estimulam a construir a história em direção a Cristo e com ele.Não há comparação entre Cristo e os anjos.Estes são mediadores subordinados,mensageiros que obedecem continuamente as ordens de Deus.Jesus,porém, é o Filho primogênito,e esse título de honra,reservado a ele,mostra a sua superioridade em relação as criaturas.Ele está entronizado,recebe adoração e participa da condição de Deus por toda a eternidade.Ele é igual em tudo ao Pai;e,glorificado,é muito superior ao mundo dos anjos.A superioridade de Jesus é um dos principais temas do livro de Hebreus,um dos mais fascinantes livros do Novo Testamento.O autor deste livro mostra que Jesus ocupa uma posição acima dos anjos,acima de Moisés,acima dos sacerdotes do Antigo Testamento e acima dos sacrifícios feitos sob a velha lei.Todos estes argumentos apoiam a conclusão que a Aliança dada por Jesus é superior a Aliança dada por meio de Moisés.
           As afirmações do primeiro capítulo de Hebreus nos impressionam com a exaltação de Jesus.Sua palavra é mais importante do que as revelações do Antigo Testamento,dadas aos pais e profetas,porque ele é o Filho de Deus.Ele criou o universo e sustenta a criação ''pela palavra do seu poder'' (Hebreus 1:2-3).Jesus mostra aos homens a imagem exata do Pai, e habita atualmente na presença do Pai,para onde voltou depois de completar o seu trabalho redentor aqui na terra (Hebreus 1:3-4)

''Tu és meu Filho,eu hoje te gerei'' (Hebreus 1:5;citação do Salmo 2:7) O próprio contexto citado (Salmo 2) e todas as citações desse versículo no Novo Testamento falam da exaltação de Jesus,não do seu nascimento ou criação.Ele foi gerado no mesmo sentido que alguém poderia dizer que a presidenta Dilma Rousseff foi gerado pelo seu predecessor do mesmo partido,Luiz Inácio Lula da Silva.Jesus, o eterno ''Eu sou'' (João 8:24),não passou a existir,mas foi ''gerado'' quando o Pai o exaltou.

''E todos os anjos de Deus o adorem'' (Hebreus 1:6.;citação do Salmo 97:7) Este versículo é muito interessante no estudo das afirmações da divindade de Jesus no Novo Testamento.Adoração é reservada exclusivamente para Deus,como o próprio Jesus ensinou (Mateus 4:10).Quando o Pai mandou os anjos que adorassem o Filho,ele afirmou a divindade de Jesus!

''No princípio, Senhor,lançaste os fundamentos da terra'' (Hebreus 1:10;citação do Salmo 102:25) A maioria das Bíblias utiliza a palavra SENHOR em maiúscula nestes versículos.É uma maneira comum de mostrar que a palavra hebraica traduzida é o Tetragrama (YHWH),uma palavra impronunciável que era o nome mais comum de Deus no antigo testamento.Alguns traduzem este nome como Yahweh,Javé,Jeová,etc.O que precisam entender que este nome não pertence somente ao Pai.É nome de Deus aplicado também ao Filho,Jesus Cristo.Em outras palavras,o autor de Hebreus  afirmou que Jesus Cristo é YHWH (Jeová,Yahweh,Javé).Todos que acreditam na Bíblia devem reconhecer que Jesus é Deus e que ele merece adoração de suas criaturas!Ele é superior aos anjos e a nós.Vamos dar-lhe devida honra adoração!
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário